Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Universitários desenvolvem chat de inteligência artificial com informações para retorno das aulas presenciais em Russas, no CE

InfoRussas oferece informações sobre a história do município, atrativos turísticos, estabelecimento comerciais, além de serviços nas áreas de saúde, mobilidade urbana, habitação e segurança, por meio do aplicativo Telegram.

Alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) do campus Russas, no interior do Estado, desenvolveram um chat de inteligência artificial com informações sobre a cidade do Vale do Jaguaribe, para contribuir com os demais estudantes no retorno das aulas presenciais.

O projeto “InfoRussas: o Chatbot de Auxílio ao Retorno Presencial”, disponível no aplicativo Telegram, oferece informações sobre a história do município, atrativos turísticos e pontos de referência da cidade, estabelecimentos comerciais, como restaurantes, lanchonetes e farmácias, além de serviços públicos nas áreas de saúde, mobilidade urbana, habitação e segurança.

Ao enviar uma mensagem como um “oi” no Telegram, o usuário pode se comunicar com o chatbot por escrito ou acessar menus com informações sobre os serviços disponíveis na cidade. O acesso é gratuito para toda a comunidade.

As informações disponibilizadas pelo bot, além ajudar os moradores de Russas, têm beneficiado os estudantes que moram em cidades vizinhas e estudam no município.

Desenvolvimento do projeto

O Inforussas pode ser acessado via Telegram e oferece informações sobre a cidade e a universidade. — Foto: Divulgação

O Inforussas pode ser acessado via Telegram e oferece informações sobre a cidade e a universidade. — Foto: Divulgação

O InfoRussas foi desenvolvido pelos universitários do curso de engenharia de software, Samuel Jonas Lima, do quarto semestre, Pedro Ítalo Campos, do sétimo semestre, e Josafá Dieb, do quarto semestre de ciência da computação, sob a orientação do professor Alexandre Arruda.

O levantamento dos dados disponibilizados na plataforma foi realizado tanto em pesquisas no site da Prefeitura de Russas, como em formulários respondidos pelos discentes.

Segundo o coordenador do projeto InfoRussas, Alexandre Arruda, o chatbot foi pensado para o retorno presencial das atividades na universidade, principalmente para os alunos que não conheciam bem o campus e a cidade.

“A pandemia impactou o fato de que o Campus da UFC em Russas possui vários alunos que nunca tiveram muito contato com o campus e, principalmente, com a cidade. Ainda não foi feito um levantamento quanto à receptividade em outras cidades, mas é esperado que o chatbot auxilie os alunos que pretendem mudar de cidade quando todas as aulas voltarem para o formato presencial”, pontua Alexandre.

Conforme Samuel, a ferramenta desenvolvida por ele e seus colegas está sendo bem aceita entre os universitários e a expectativa é que o acesso aumente.

“Com o retorno parcial das atividades presenciais, o número de pessoas que está experimentando o bot está dentro do esperado. Com o retorno total das atividades presenciais, esperamos que esse número cresça. Antes do lançamento, foi feita uma avaliação com o objetivo de validar a experiência do usuário. As sugestões de melhorias foram analisadas e implementamos praticamente todas”, explica Samuel.

o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET