Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Governo do Ceará quer usar passaporte da vacina para aumentar público em eventos e estabelecimentos

Comprovação poderia reduzir restrições e garantir maiores públicos no réveillon deste ano.

O Governo do Estado propôs a utilização do passaporte vacinal contra a Covid-19 para que os eventos de fim de ano e os estabelecimentos comerciais que ainda têm restrição de público possam aumentar a sua capacidade. A sugestão foi dada durante reunião do Comitê de Retomada das Atividades Econômicas com representantes de diversos setores do empresariado cearense, nesta segunda-feira (8).

A informação foi confirmada pelo secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, Flávio Ataliba, que ressaltou a necessidade de discussão e aprovação pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus.

O colegiado é gerenciado pelo governo do estado e foi montado em março de 2020. É a partir dele que são definidos os protocolos editados em decreto pelo governador Camilo Santana (PT). A próxima reunião está marcada para esta sexta-feira (12).

“Se o comitê deliberar, podemos até discutir um pouco maior a flexibilização praquelas pessoas que apresentarem o passaporte [vacinal]. O governador está fortemente preocupado em utilizar mais esse instrumento. Se, por um lado, pode haver maior flexibilização [de público], por outro, temos a certeza que um maior número de pessoas vão ficar motivadas a se vacinar, o que resulta numa proteção maior na população”, acrescentou Ataliba.

A previsão incluída no último decreto estadual é de que, no réveillon deste ano, estarão permitidas até 5 mil pessoas em eventos em locais abertos e 2,5 mil em locais fechados. Contudo, as autoridades sanitárias estão autorizadas a rever o quantitativo, caso haja crescimento de confirmações da doença ou de óbitos.

Na reunião entre governo e empresários, o secretário ressaltou que há o interesse do estado em implementar o passaporte vacinal o que, segundo ele, foi prontamente aceito pelos setores empresariais. Ataliba afirmou que o governador deve lançar um aplicativo já pronto, pelo qual o cidadão poderá comprovar o ciclo vacinal completo. Em Fortaleza, já há o certificado de vacinação online.

“Acreditamos que é uma estratégia natural, assim como está acontecendo em outros países, termos o passaporte como condição necessária para que haja maior fluxo em vários estabelecimentos e voltarmos, o máximo possível, a termos uma vida se não tão normal como tínhamos antes, mas permitindo progredir a uma situação antes da pandemia”, disse o secretário.

o Ceará no g1 

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET