Em 1º de janeiro, Elmano havia empossado Samuel Elânio para a titular da Segurança Pública do Ceará. “Nosso principal objetivo é combater os grupos criminosos e trazer mais tranquilidade para a população cearense. Os novos chefes trazem a experiência de gestões anteriores e muita vontade de fazer um excelente trabalho na segurança pública”, disse o governador durante a cerimônia transmitida pelas redes sociais.
Confira os novos secretários:
- Coronel comandante geral Klênio Nascimento: é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui as seguintes especializações: Gestão em Segurança Pública pela Universidade da Bahia; MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Fortaleza; Gestão Pública pela Faculdade Sentido Único; Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul; e ainda o Curso Superior de Polícia pela Academia Estadual de Segurança Pública.
Corpo de Bombeiros Militar
- Coronel comandante geral Cláudio Barreto: com especialização em Gestão Estratégica de Políticas de Segurança Pública e em Administração Pública e Gestão de Ações Contra Sinistros, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem também cursos de Habilitação em Vistorias Técnicas, Direitos Humanos e Supervisão de Mergulho. Já atuou como gerente de Respostas aos Desastres da Defesa Civil Estadual.
Delegado Geral de Polícia Civil
- Márcio Gutierrez: é graduado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Ele é professor do curso de pós-graduação da Faculdade de Direito da Unifor e também professor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Atuou, ainda, como professor da disciplina de Técnicas de Entrevista e Interrogatório pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Perito Geral da Perícia Forense (Pefoce)
- Júlio Torres: possui experiência na área da Genética, com ênfase em Genética Forense e possui especialização em análises clínicas e graduação em Farmácia, ambas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O perito geral possui artigos científicos publicados e apresentações sobre assuntos como a coleta de material em casos de crimes sexuais e incidência de tuberculose extrapulmonar na cidade de Fortaleza – Ceará, além de participação em congressos sobre DNA e Laboratório Forense.
Diretor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp)
- Coronel Clauber de Paula: é graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e possui especialização em Gerenciamento de Segurança Pública pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado de Goiás. É mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Possui cursos de Inteligência Policial, curso de Segurança de Autoridades Governamentais e curso de Polícia Comunitária. Atuou na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e na Academia Estadual de Segurança Pública.
Superintendente de Pesquisa e Estratégia em Segurança Pública (Supesp):
- Nabupolasar Alves Feitosa: graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem mestrado em Filosofia (Uece); doutorado em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP); e pós-doutorado em História (UFC). O novo superintendente da Supesp tem formações em Inteligência pela Escola de Inteligência da Abin (Esint), Gerenciamento de Operações de Inteligência (Esin) e Análise do Terrorismo e Produção do Conhecimento, entre outros.
Secretários executivos da SSPDS
- Cel. Márcio Oliveira: bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e em Segurança Pública pela Academia General Facó, o coronel Márcio Oliveira está na Polícia Militar do Ceará desde 1992. É fundador do CPRaio, o maior comando especializado de motopatrulhamento do Brasil, e já atuou em unidades do Policiamento Ostensivo Geral (POG), como o 5º Batalhão, e no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). O novo secretário executivo tem especializações em Políticas Públicas e Perícia Criminal.
- Delegado Sérgio Pereira: é graduado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Ele é professor do curso de pós-graduação da Faculdade de Direito da Unifor e também professor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Atuou, ainda, como professor da disciplina de Técnicas de Entrevista e Interrogatório pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
- Adriano de Assis: graduado em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) e em Teologia no Seminário Teológico Getsêmani (STEG). Possui MBA em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e especialização em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É servidor da Polícia Federal, no cargo de Administrador desde 2004.
Superintendência de Obras Públicas
- Quintino Vieira: engenheiro civil graduado pela Universidade de Fortaleza e tem larga carreira estadual na área de infraestrutura. Desde 2019 é titular da Superintendência de Obras Públicas. Também jáocupou os cargos de superintendente do Detran-CE, do então Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará (DER) e do então Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE). Foi ainda secretário-adjunto das Cidades e secretário-adjunto da Casa Civil. Também foi titular de secretarias municipais e diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Dnocs
Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE)
- Michel Mourão: é bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza. Atuou na advocacia privada em diversas áreas. Em seguida, passou a atuar como advogado público, sendo assessor jurídico da então Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e procurador jurídico da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Também tem passagem pelo Instituto Agropolos do Ceará. Desde maio de 2021, estava como diretor Administrativo financeiro do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).
Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece):
- Danilo Serpa: graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e pós -graduado em Gestão Pública, Danilo Serpa esteve à frente do Complexo do Pecém de 2015 a 2022. Antes disso, foi secretário de Relações Institucionais. Entre 2012 e 2014, exerceu o cargo de chefe de gabinete do Governo do Ceará. Entre 2007 e 2010, esteve como chefe da representação do Governo do Ceará em Brasília, atuando junto aos Ministérios e Congresso Nacional nos projetos e convênios de interesse do estado.
Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)
- Plínio Saboya: Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza. Ingressou na Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) em 2001, na Diretoris de Implantação, como gerente do material rodante a ser adquirido. Em 2003, assumiu a Diretoria de Operação e Manutenção, onde estava até então. Possui especializações e pós-graduações em setores como Operação e Manutenção Metroferroviária e em Gestão de Trânsito e Transportes Urbanos.
o Ceará no g1