Com quase um ano de seu terceiro mandato, o atual ocupante da presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enfrenta a primeira queda de aprovação de seu governo, de acordo com uma pesquisa da Atlas Intel divulgada na terça-feira (21). Embora a imagem individual de Lula ainda obtenha mais aprovação do que desaprovação, o levantamento revela uma tendência crescente de descontentamento desde o início do ano – o que já era esperado.
A pesquisa aponta que a avaliação negativa do governo, incluindo as categorias “ruim” ou “péssimo”, atinge 45,1%, em comparação com 42,7% de avaliação positiva, considerando as categorias “ótimo” ou “bom”. Um percentual de 10% dos entrevistados considerou o governo como regular.
Em janeiro, segundo dados do Atlas sobre a avaliação governamental, 38% viam a gestão do PT como ruim ou péssima, enquanto 41% a consideravam ótima ou boa.
O levantamento destaca a persistência da polarização entre dois campos políticos proeminentes, o lulismo e o bolsonarismo. Notavelmente, o índice de entrevistados que afirmam desconhecer a aprovação ou desaprovação do governo Lula reduziu de 7% para 3% ao longo do período de janeiro a novembro.
De acordo com a metodologia adotada pela Atlas, os entrevistados foram “recrutados organicamente durante navegação de rotina na web”. A pesquisa, conduzida digitalmente, abrangeu 5.211 pessoas, principalmente residentes na região Sudeste, durante os dias 17 e 20 de novembro.