O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ordenou o afastamento da deputada estadual Lúcia Helena Pinto de Barros, a Lucinha, do PSD. Alvo de buscas nesta segunda-feira (18) pela Operação Batismo, acionada Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da Justiça e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a parlamentar é investigada por agir como lobista em milícia de forte atuação na região fluminense de Campo Grande e Santa Cruz. A deputada também ficou conhecida por militar em defesa de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.
As investigações classificam Lucinha como o braço político de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, criminoso foragido acusado de crimes violentos. Oito mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça contra a deputada, nos endereços de seu gabinete na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), e em sua casa, em Campo Grande. Um dos mandados também foi destinado à sua funcionária, Ariane de Afonso Lima.
De acordo com o G1, quebras de sigilos telefônicos e telemáticos revelaram o envolvimento de Lucinha e uma assessora com a cúpula da milícia de Zinho. A ação desta segunda-feira integra a Operação Dinastia, deflagrada em 2022 pela PF, com o intuito de prender Zinho e 22 de seus comparsas por uma “matança generalizada” em conflito de facções.
Segundo os investigadores, os principais indícios contra a parlamentar são: suposta interferência na segurança pública do RJ para a soltura de criminosos presos em flagrante; exposição de dados e informações de operações policiais para a captura de criminosos; tentativa de alteração no comando do batalhão da PM em Santa Cruz, área sob o comando de Zinho; e suspeita de favorecer o transporte público de vans sob coordenação da milícia.
Lucinha também tornou-se afamada por seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de fotos em que aparece abraçada com o petista, Lucinha também discursou em defesa de Lula dias antes das eleições presidenciais de 2022, em 21 de outubro, durante a campanha em Padre Miguel, bairro na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
“Hoje tive honra de estar em Padre Miguel, na minha amada Zona Oeste, ao lado do ex-presidente Lula e do prefeito Eduardo Paes, além de inúmeros outros amigos e autoridades. Todos conhecem minha luta de longa data pelos direitos da Zona Oeste. Sempre estarei ao lado de quem olhar pela minha região. Vamos juntos pela democracia!”