Projeto VaiVem Livre garante passagem gratuita na Região Metropolitana de Fortaleza. — Foto: Daniel Aragão
A 2ª Fase do Programa VaiVem começa a valer nesta segunda-feira (2), garantindo passagem gratuita nos ônibus que circulam entre cidades da Região Metropolitana de Fortaleza. Essa nova etapa do programa vai beneficiar pessoas que são do Bolsa Família que estão desempregadas.
“A primeira fase foi para a juventude, nós temos mais de 9 mil jovens cadastrados utilizando o VaiVem, passagem de graça, também nos feriados e final de semana, mas agora entramos na segunda fase para as pessoas que são do Bolsa Família e estão desempregadas”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
Lançado em dezembro de 2023, o “VaiVem” já oferece passagens gratuitas para estudantes de Fortaleza e da Região Metropolitana, de instituições públicas e privadas, regularmente matriculados em um município diferente do de residência.
Elmano explicou que o público deve fazer o cadastramento no Sine/IDT e se caminhar para o Vapt-Vupt para receber o benefício.
“Todas as pessoas que perderam emprego desde janeiro de 23 até agora que estão desempregadas e elas vão procurar o emprego, elas vão poder se cadastrar no Sine/IDT. Já adianto que é bom entrar no site do IDT, que é idt.org.br, para que ela possa bater as informações”, disse.
Os beneficiados vão receber um cartão no Detran que estende a passagem gratuita para até duas pessoas da família, podendo usar até cinco passagens, de ia e volta, de graça.
As cidades atendidas pelo programa são as seguintes:
- Aquiraz
- Cascavel
- Caucaia
- Chorozinho
- Eusébio
- Fortaleza
- Guaiúba
- Horizonte
- Itaitinga
- Maracanaú
- Maranguape
- Pacajus
- Pacatuba
- Pindoretama e
- São Gonçalo do Amarante
Entenda o projeto
O VaiVem beneficiou, inicialmente, estudantes que viajam entre cidades da Grande Fortaleza. O jovem recebe um cartão que garante duas passagens grátis por dia, de domingo a domingo.
LEIA MAIS:
Pelo projeto, os beneficiários vão receber um bilhete eletrônico, o Cartão VaiVem, cadastrado com o CPF do usuário.
A proposta também prevê que a implantação ocorra de forma gradual, tanto no número de municípios atendidos quanto nas categorias de usuários beneficiados.
Por g1 CE