Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Obra de drenagem vai evitar alagamento na Av. Heráclito Graça a partir de 2025, diz prefeitura

Avenida é conhecida pelos alagamentos constantes, que geram memes nas redes sociais. Em um dos casos recentes, um motorista foi retirado pela população de uma caminhonete.

Grupo de homens tentou, sem sucesso, retirar veículo submerso da via — Foto: José Leomar

Grupo de homens tentou, sem sucesso, retirar veículo submerso da via — Foto: José Leomar

As obras que devem evitar alagamentos no período de chuvas na Avenida Heráclito Graça ficarão prontas em dezembro de 2024, segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Até esta quarta-feira (23), o reservatório de contenção de cheias está 70% concluído.

A via é ponto de alagamento certo nos primeiros meses do ano, período de maior volume de chuva no Ceará.

Um dos principais trechos em andamento é a construção do reservatório de controle de cheias sob a via, localizado entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo. Quando concluído, o reservatório subterrâneo terá capacidade para armazenar 14 mil m³ de água, o equivalente a 13 piscinas olímpicas, direcionando gradualmente todo o escoamento da água da chuva para o riacho Pajeú.

Com um investimento total de R$ 24 milhões, as intervenções incluem também a substituição de todo o pavimento asfáltico por piso intertravado em cerca de 500 metros da avenida, além de paisagismo, nova iluminação, sinalização e a construção de calçadas acessíveis, niveladas com a pista, garantindo mais segurança viária para os pedestres.

Avenida Heráclito Graça em dia de chuva em Fortaleza — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Avenida Heráclito Graça em dia de chuva em Fortaleza — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Problema rotineiro que gera memes

Na época da quadra chuvosa, a cena se repete todos os anos: a Avenida Heráclito Graça, que passa pelos bairros Centro e Aldeota, em Fortaleza, fica alagada. São veículos boiando em verdadeiros rios e moradores prejudicados sem poder sair de casa. A situação gera memes como pessoas praticando natação e até praticando caiaque.

Em uma das recentes enchentes, um carro ficou quase completamente submerso. A caminhonete automática sofreu uma pane, a deixando completamente submersa na avenida. O motorista Jurandir Bezerra foi retirado do veículo com ajuda de pessoas que estavam no local.

“Já tava nervoso, a água só subindo, subindo, e eu disse: vou morrer aqui dentro desse carro”, comentou na época.

Por g1 CE

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET