Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
CCJ da Assembleia Legislativa do Ceará aprova indicação de Onélia Santana como conselheira do TCE-CE — Foto: Kid Junior/SVM
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quinta-feira (12), por sete votos a dois, a indicação de Onélia Santana ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.
Além dos parlamentares, apoiadores de Onélia Santana acompanharam a sessão, que durou cerca de duas horas e meia. Durante a sabatina, o presidente da CCJ, deputado Júlio César Filho (PT), chegou a pedir que profissionais da imprensa se retirassem do local da votação devido à grande quantidade de pessoas. No entanto, parte da imprensa permaneceu na sala.
Onélia Santana deixou a Assembleia Legislativa sem conceder entrevista à imprensa.
O próximo passo é a aprovação no plenário da Assembleia, com a votação dos 46 deputados estaduais. Dos 46, 40 assinaram o requerimento pelo nome de Onélia Santana indicada ao TCE, o que indica amplo apoio à esposa do ministro da Educação, Camilo Santana.
Conforme o Portal da Transparência do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, o salário de um conselheiro é de R$ 39.717,69. O cargo é vitalício.
Onélia Santana é ex-primeira-dama do Ceará. Nos governos Izolda Cela e Elmano de Freitas atuou na área de proteção social. Seu nome ganhou força nos bastidores políticos após a abertura da vaga no TCE, decorrente do falecimento do conselheiro Alexandre Figueiredo, em junho deste ano.
A indicação de conselheiros ao Tribunal de Contas, que desempenham o papel de fiscalizar o uso de recursos públicos, exige alguns critérios. Entre eles, estão a idade entre 35 e 65 anos, reputação ilibada e notório conhecimento técnico. Além disso, os indicados devem comprovar mais de 10 anos de experiência em áreas correlatas.
Onélia tem formação em liderança executiva em desenvolvimento da primeira infância (Harvard) e em políticas públicas para o desenvolvimento da primeira infância (Insper-SP).
Na política, ela já atuou como secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Juazeiro do Norte, foi primeira-dama do Ceará e é presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI) e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará.
Por g1 CE