Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Após chuvas, Ceará encerra fevereiro com 44% das reservas hídricas acumuladas

As bacias hidrográficas do norte do estado apresentam uma situação mais confortável, com volumes acima de 70% da capacidade total.

Açude Orós, segundo maior reservatório do Ceará. — Foto: Wandenberg Belem/Sistema Verdes Mares

Açude Orós, segundo maior reservatório do Ceará. — Foto: Wandenberg Belem/Sistema Verdes Mares

Após as chuvas registradas no início deste ano, 14 açudes já sangraram em 2025 no Ceará. O Ceará finalizou o mês de fevereiro com 44,4% das reservas hídricas acumuladas nos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Os açudes sangrando no estado s]ao: Acaraú Mirim, Arrebita, Forquilha, Jenipapo, São Vicente, Caldeirões, Itapajé, Gerardo Atimbone, Quandu, São Pedro Timbaúba, Cauhipe, Germinal, Maranguapinho, Pesqueiro, Tijuquinha, Sucesso.

Açude Banabuiú atingiu 35% de sua capacidade. Já o Castanhão, maior reservatório do Ceará, que chegou a marcar apenas 2,1% de volume em 2018, atualmente acumula 27%. O Orós, segundo maior açude do estado, segue em situação mais confortável, com 60% da capacidade.

LEIA TAMBÉM:

Vale lembrar que os aportes não ocorrem de maneira homogênea em todo o território cearense. O presidente da Cogerh, Yuri Castro, explica que a recarga dos açudes depende de diferentes fatores:

“Nem sempre chuva resulta em aportes. As chuvas, mesmo na média ou até acima da média, carecem de constância e precisam cair no lugar certo para gerar escoamento e, consequentemente, aportes”, explicou.

As bacias hidrográficas do norte do estado apresentam uma situação mais confortável, com volumes acima de 70% da capacidade total. No entanto, a situação ainda inspira atenção em regiões como os Sertões de Crateús, onde os açudes acumulam menos de 20%, e no Médio Jaguaribe, com volumes abaixo de 30%.

Por Redação g1 CE

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET