Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em Fortaleza, a vacinação começa na terça-feira (1º) — Foto: Divulgação
O governo do Ceará vai antecipar a vacinação contra a gripe, iniciando a partir desta segunda-feira (31). A decisão faz parte das estratégias para a imunização. No calendário nacional, a campanha contra a gripe começa oficialmente no dia 7 de abril.
A Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu mais de 800 mil doses do imunizante, enviadas pelo Ministério da Saúde. A meta do Estado é vacinar 3.667.048 pessoas.
Todos os 134 postos de saúde de Fortaleza vão iniciar a vacinação contra influenza a partir desta terça-feira (1º). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu inicialmente cerca de 62 mil doses do imunizante. Novas remessas serão repassadas ao longo da campanha.
Nessa primeira fase, a vacina será direcionada aos grupos de maior risco. Confira quem tem direito:
Em Fortaleza, além dos postos de saúde, a vacina estará disponível nas salas de vacina dos Vapt Vupt Antônio Bezerra, Messejana e Papicu, com atendimento das 8h às 16h.
Entre as estratégias de vacinação, o governo também anunciou a retomada da vacinação nas escolas. A campanha deve acontecer entre os meses de abril e maio.
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, causada pelo vírus da influenza, e possui grande potencial de transmissão, por meio do contato com partículas liberadas por pessoas infectadas ao falar, tossir ou espirrar, além do contato com objetos contaminados por secreções.
Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de cabeça (cefaleia), dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e cansaço (fadiga).
A população deve se vacinar anualmente devido às constantes mutações do vírus. O imunizante protege contra três cepas (H1N1, H3N2 e B) e pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas. Porém, é contraindicada para crianças menores de 6 meses e para pessoas com histórico de reações alérgicas graves (anafilaxia) após doses anteriores.
Em 2024, foram aplicadas 800.598 doses da vacina contra a influenza em Fortaleza. Desse número, 514.501doses foram destinadas aos grupos prioritários, alcançando 37,13% do público-alvo.
Por Redação g1 CE