Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Advogada suspeita de repassar bilhete com intruções para o tráfico de drogas foi presa na Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (UP-Itaitinga 3), em Itaitinga — Foto: Reprodução/ TVM
A advogada Valner Krislane Procópio dos Santos, flagrada portando bilhetes com instruções para o tráfico de drogas, após o atendimento a um detento na Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (UP-Itaitinga 3), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, teve a prisão em flagrante convertida para preventiva nesta sexta-feira (19).
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), nesta quinta-feira (18) advogada estava em atendimento ao interno Fabrício Mendes de Moraes, conhecido como “Babinha”, pertencente a uma facção criminosa, e, ao final da consulta, tentou esconder um bilhete no bolso.
Ao verificar o conteúdo, a polícia penal plantonista constatou que o bilhete continha informações sobre a compra de drogas e orientações sobre a contratação de um frete para transportar drogas de Manaus, no estado do Amazonas, e de Belém, no estado do Pará.
Após o flagrante, a advogada foi autuada por organização criminosa e associação para o tráfico, com agravamento de se tratar um estabelecimento prisional.
Durante a Audiência de Custódia, o juiz de direito Caio Lima Barroso, que presidiu o caso, afirmou que existia prova da materialidade e indícios de autoria delitiva dos crimes, na medida em que foi encontrado com advogada um bilhete, conhecido como “salve” no mundo do crime.
“Em referido manuscrito em poder da advogada, constavamvárias ordens da facção endereçada a outros líderes da organização criminosa. Em seu teor consta expressamente referência a droga ‘skank’ (tipo de maconha com maior poder de dependência), ‘menino do corre’ (referente a tarefa de entregar drogas a alguém), ‘frete contratar comprar óleo de Manaus/Belém’ (relativo a ordem para remeter crack entre os 2 municípios), ‘2 ou 3 óleo com o dinheiro do carro’ (ainda referente a negociação de crack), ‘valor de Belém ao irmão’ (possível pagamento de acerto de drogas)”, afirmou o juiz Caio Lima Barroso.
Ainda de acordo com o magistrado, as anotações de Valner Krislane estabelece um “link” entre diversos traficantes, fazendo referência a missões ou recados.
“Tais inscrições demonstram claramente que a advogadapresa, ultrapassou o limite da representação judicial, utilizando de sua facilidade de acesso aos presos, e passou a desempenhar função ativa na facção, no sentido de distribuir/repassar as ordens da organização criminosa tanto para membros que estejam em liberdade (objetivando a manutenção da atividade criminosa) como outros internos em cumprimento de pena em celas diversas de Fabrício, como o referido Venicius, ambos eram constantemente visitados pela advogada infratora, conforme histórico de visitas”, falou o juiz.
“Babinha”, o detento que estava sendo atendido pela advogada flagrada com o bilhete, é investigado pela Polícia Civil do Pará desde 2019, após ser deportado da Colômbia. Ele já possui passagens por associação criminosa, roubo qualificado e porte ilegal de arma de fogo.
Conforme as investigações, ele residia na região da fronteira e era responsável pela comercialização e distribuição de drogas para todo o Brasil, além de ser suspeito ainda de envolvimento em mortes de policiais no estado paraense.
O homem estava foragido do Pará, mas foi capturado em setembro de 2022, quando trafegava em um veículo no bairro Praia do Futuro, em Fortaleza. A ação foi realizada pelas Forças de Segurança do Ceará com auxílio da Polícia Civil do Pará.