Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode ser doador de sangue. — Foto: Ares Soares/Unifor
Até março deste ano, foram realizadas 27.503 doações de sangue no Ceará, segundo dados do Ministério da Saúde.
Para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Ministério da Saúde, lançou nesta sexta-feira (14), a campanha nacional: “Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem”.
Em 2023, com mais de 3,2 milhões de bolsas de sangue coletadas no Sistema Único de Saúde (SUS), a pasta registrou 1,6% da população brasileira como doadora. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é que cada país tenha uma população doadora entre 1% e 3%, mas também que cada região avalie qual a melhor taxa para suprir as demandas locais.
Atualmente, o país conta com 32 hemocentros estaduais, além dos diversos serviços de hemoterapia regionais e municipais, que são serviços públicos de hemoterapia, responsáveis pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e seus componentes.
A coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes) da pasta, Joice Aragão, exalta a importância do ato de solidariedade.
“Neste dia, celebramos aqueles que, com seu gesto altruísta, ajudam a transformar vidas. Convido a todos a se unirem a essa causa vital, pois cada doação é uma prova de amor ao próximo e salvar vidas. Junte-se a nós nessa jornada de generosidade, onde cada batimento do coração conta uma história de esperança e renascimento”, pontuou.
Além da campanha, os bancos de sangue de todo o Brasil estarão mobilizados em ações para o fortalecimento da doação. Já a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participa de uma live na noite de hoje sobre o tema, promovida pelo Instituto Henfil e a Revista Fórum.
Durante todo o mês de junho, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está com a campanha “Para sempre doador – De geração em geração”. A ação visa convidar pessoas de todas as gerações a se envolverem e incentivar à doação voluntária e altruísta de sangue, mantendo um compromisso com a vida. Além de compartilhar a satisfação e experiência de ser para sempre doador. A ideia é mostrar que a doação pode ser um gesto passado de geração para geração.
Desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo (IPH), a campanha ocorre em alusão ao Junho Vermelho, mês no qual o debate sobre o tema é ampliado.
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. Os doadores podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de cada unidade.
Em Fortaleza, a população pode doar na sede do Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo e no posto de coleta da Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), na Avenida Desembargador Moreira, s/n – Aldeota.
No Interior, os voluntários podem fazer doações nas unidades regionais das cidades de Crato, Sobral, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte.
Por g1 CE