Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza, registrou cerca de 20 moradores com sintomas característicos de chikungunya e dengue nos últimos dias. O número gerou um alerta para a Vigilância em Saúde do município
Os dados foram obtidos conforme levantamento preliminar que antecede as atividades de eliminação focal, realizado pelas equipes de vigilância ambiental e riscos biológicos em aproximadamente 2 mil imóveis pesquisados.
Com isto, a Prefeitura de Fortaleza informou que, para evitar surtos de doenças ocasionadas pelo Aedes aegypti, vai intensificar a busca por focos do mosquito no bairro e seu entorno.
Cerca de 140 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão percorrer a área na próxima segunda-feira (28), com estimativa de alcançar mais de 13 mil imóveis.
O coordenador de Vigilância em Saúde, Nélio Morais, reforça que o governo municipal e a população devem agir juntos, em tempo hábil, para conseguir barrar o ciclo reprodutivo do mosquito e encerrar a disseminação da doença na região.
“Cerca de 80% dos criadouros estão dentro dos imóveis, por isso, a contribuição da população é de extrema importância para a eliminação focal. Somente juntos, Prefeitura e população, será possível conseguir combater o mosquito Aedes aegypti”, diz.
Na região observada, serão realizadas ações educativas e de combate ao mosquito, assim como abordagem aos moradores com orientações sobre a necessidade de manter a atenção para eliminação de possíveis focos do mosquito.
Na ocasião, também será realizada a Operação Quintal Limpo, na qual os agentes irão distribuir sacos plásticos vazios para recolhimento de materiais inservíveis e, no dia seguinte, o lixo acumulado pela população será recolhido pelo caminhão de coleta da Regional.
Durante as atividades haverá aplicação de larvicidas e do inseticida UBV em sistema Aerosystem, composto por um sistema apropriado para aplicação de produtos químicos dentro das residências
A prefeitura reforça que a importância da população receber bem a equipe da Vigilância Epidemiológica e abrir os imóveis para a aplicação de produtos químicos via Aerosystem. Em caso de dúvidas, o telefone 0800.275.1364 está à disposição da população.
o Ceará no g1