Um novo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolará nesta quinta-feira (7) do Rio de Janeiro em direção ao Egito para repatriar o segundo grupo de brasileiros na Faixa de Gaza. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) saíra do aeroporto do Galeão com 11 toneladas de alimentos não perecíveis fornecidos pelo governo federal para assistência humanitária. Por meio do Escritório de Representação em Ramalá, cidade na região da Palestina, o Ministério das Relações Exteriores listou 102 brasileiros e familiares interessados na repatriação.
O voo marca a 11ª ação de repatriação de brasileiros em áreas de conflitos pela Operação Voltando em Paz. No último final de semana, mais 7 brasileiros se juntaram ao grupo hospedado na cidade de Rafah, que espera por autorização para deixar o Oriente Médio. Ao todo, 1,4 mil brasileiros foram repatriados de Israel, 32 da Cisjordânia e 32 de Gaza.
No começo do mês de dezembro, o grupo terrorista Hamas rompeu o cessar-fogo com Israel ao disparar foguetes contra o território israelense. Em resposta imediata a essas violações, as Forças de Defesa de Israel (FDI) retomaram suas operações militares na Faixa de Gaza.
Ao longo dos sete dias de pausa nos conflitos, um total de 105 civis foram libertados do cativeiro do Hamas em Gaza. Dentre os liberados, 81 eram israelenses, 23 tailandeses, um filipino e dois russos, este último fruto de um acordo paralelo entre o grupo terrorista e Moscou. Em reciprocidade, Israel liberou 210 prisioneiros palestinos durante esse intervalo, todos eles mulheres e menores de idade acusados de envolvimento com o terrorismo.
A quebra do cessar-fogo desencadeou uma série de ataques com mísseis sendo lançados em direção às comunidades israelenses na fronteira de Gaza e à cidade costeira de Ashkelon, no sul de Israel. As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram que seus caças responderam com ataques aéreos direcionados a alvos do Hamas.