Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Manchas de óleo no mar já foram identificadas em 33 praias do Ceará desde o dia 25 de janeiro, quando houve o primeiro registro, na praia de Canoa Quebrada, em Aracati. Nove dos 20 municípios na costa cearense foram afetados.
Em Fortaleza, as manchas de óleo já foram encontradas na praias do Futuro, Sabiaguaba, Abreulândia e Leste Oeste. Por conta disso, os trechos do leste estão impróprios para banho neste fim de semana, segundo o boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), publicado nesta sexta-feira (11). Apenas 10 trechos estão próprios para banho na capital.
As causas do aparecimento do óleo ainda são investigadas por pesquisadores. Hipóteses inicialmente levantadas já foram descartaram, como resquícios do desastre ambiental de 2019 e uma possível relação com a erupção de vulcão em Tonga, na Oceania.
Veja quais praias e municípios já têm registro de manchas de óleo:
Litoral Leste
Fortaleza e Região Metropolitana
Litoral Oeste
Pesquisadores trabalham hoje com três possibilidades para o aparecimento das manchas. São elas:
Para as três possibilidades apresentadas, o óleo teria sido levado ao litoral cearense por meio de fenômenos do oceano.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) criou um grupo de trabalho com gestores municipais, cientistas e órgãos de monitoramento e ambientalistas para identificar os locais de forma rápida e coordenar as atividades de investigação e de limpeza.
As praias que estão apresentando vestígios oleosos estão sendo limpas pelas prefeituras, que recolhe o material e o encaminha para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O que for reunido é encaminhado à Companhia de Cimento Apodi.