Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Homem em situação de rua dentro de barraca — Foto: Reprodução/TV Globo
O Ceará tem 980 pessoas morando em tendas ou barracas de lona, plástico ou tecido, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o Brasil, são 56,6 mil pessoas nessa situação.
Os dados do IBGE tratam de pessoas que vivem nos chamados domicílios improvisados: são locais que os entrevistados disseram que estavam sendo usados como moradia, mas que não foram projetados para isso.
É o caso de pessoas vivendo em barracas e em veículos, por exemplo, mas também de pessoas que moram em estabelecimentos como igrejas ou lojas, em construções abandonadas, em abrigos naturais como cavernas, entre outras possibilidades.
O Censo 2022 apontou que, ao todo, 4.007 pessoas vivem em domicílios improvisados no Ceará. Além de 980 pessoas vivendo em barracas, há 452 pessoas vivendo em abrigos naturais, e 27 pessoas morando em veículos, como carros, trailers e barcos.
Confira os números da pesquisa no Ceará:
O IBGE destaca que os 56,6 mil vivendo em barracas não equivalem ao total de pessoas em situação de rua do país. Isso porque aquelas que não têm nenhum tipo de domicílio — sequer improvisado — não entram nessa conta.
Por g1