Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Ceará recebeu chuva em 60 cidades no intervalo entre as 7h desta quinta (3) e as 7h desta terça-feira (4), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação do período foi observada em São Gonçalo do Amarante (55 milímetros).
No município de Barbalha, choveu 54 milímetros, e Pentecoste contabilizou 44,2 milímetros. Caucaia e Martinópole tiveram 40 milímetros e 38 de chuva cada uma respectivamente.
Vila Caípu no município de Caríus, na Região Centro-Sul do Ceará. — Foto: Jonas Henrique/Arquivo Pessoal
O Ceará deverá apresentar condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões nesta sexta-feira (4), conforme previsão elaborada pela Funceme.
Segundo a Funceme, a tendência é que as macrorregiões do Maciço de Baturité, Litoral de Fortaleza e do Pecém recebam os principais registros até o início da tarde, quando Ibiapaba, no Litoral Norte e na porção norte do Sertão Central e Inhamuns deverão apresentar precipitações. E, já pela noite, as demais áreas poderão apresentar registros isolados.
LEIA TAMBÉM:
Para o fim de semana, há uma expectativa de redução nas condições, porém, ainda com probabilidade de precipitações em todas as regiões. A previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com chuva isolada na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e Ibiapaba. Nas demais regiões, há alta possibilidade.
No domingo (6), as condições reduzem mais, ficando somente ainda a faixa litorânea, Maciço e Ibiapaba com cenário mais favorável. As demais áreas do Estado, neste momento, têm indicativo de baixa possibilidade.
Em geral, as chuvas previstas pela Funceme deverão ocorrer em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.
O Castanhão está com apenas com 8,38% da sua capacidade preenchida. Ele é o maior reservatório do Ceará e um dos responsáveis pelo abastecimento da capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
O segundo e o terceiro maior açude do Ceará também estão com nível crítico. O Orós está com 22,42% da sua capacidade, enquanto o Banabuiú tem 8,22%. Os dados foram retirados do Portal Hidrológico do Ceará na manhã desta sexta-feira.
o Ceará no g1