Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Consumidor pretende gastar em média R$ 427 nas compras de Natal deste ano em Fortaleza, diz pesquisa

As compras de Natal devem movimentar R$ 353 milhões no comércio varejista da capital cearense, segundo levantamento da Fecomércio. Itens mais procurados são vestuário e acessórios (72,7%).

As compras de Natal de 2021 devem movimentar R$ 353 milhões no comércio varejista de Fortaleza com uma média de gastos de R$ 427 por consumidor, de acordo com uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE) divulgada nesta terça-feira (7). Neste ano, 46,9% dos consumidores irão às compras.

O levantamento mostrou que os produtos mais procurados pelos consumidores são itens de vestuário e acessórios (72,7%) seguidos de brinquedos (32,%), sapatos, carteira, cinto e bolsas (27%) e itens de perfumaria e cosméticos (17,1%).

A maior parte da população com intenção de compra, 59,5% dos que respondeu afirmativamente à pesquisa, pretende comprar mais de três presentes, sugerindo atividade intensa no comércio varejista com a busca de presentes.

A diretora institucional da Fecomércio-CE, Cláudia Brilhante, avalia que com a intenção de compra do consumidor de Fortaleza para o Natal, que é 10,8% maior que a registrada na última pesquisa realizada em 2019, haverá um bom aquecimento para a economia na época.

“Durante esse período difícil que nós passamos, o consumidor entendeu que é importante investir em si, em objetos de uso pessoal a despeito dos mega eletrodomésticos e dos elétricos. Assim, a Fecomércio acredita que teremos um dos melhores natais dos últimos tempos”, afirmou.

O valor de gastos individuais é maior no grupo de consumidores do sexo masculino (R$ 503), com idade superior a 36 anos (R$ 481) e com renda familiar superior a seis salários mínimos (R$ 961).

Perfil dos compradores

O perfil dos entrevistados que afirmou intenção de compras mostra predominância dos consumidores do sexo masculino (48,1%), do grupo etário com idade entre 21 e 35 anos (52,4%) e com renda familiar entre três e seis salários mínimos (70,7%).

Destaca-se, ainda que 46,6% dos entrevistados afirmaram que não irão às compras e 6,5% ainda não se definiram.

Devido à pandemia do Covid-19, a pesquisa não foi realizada em 2020, mas o resultado projeta um crescimento nominal de 10,8% sobre o mesmo levantamento na edição de 2019, mantendo o Natal como a data comemorativa mais importante para o varejo da capital cearense.

Locais de compras

Quanto ao possível local de compra, destacam-se os shopping centers e centros comerciais (68,2%) e as lojas de rua (25,9%), mas também haverá procura nos supermercados e hipermercados (17,4%), comércio informal do Centro da cidade (15,6%), nas plataformas de comércio eletrônico na internet (13,2%) e lojas de departamentos (10,1%).

Lista de produtos mais procurados

  • Vestuário e acessórios: 72,7%
  • Brinquedos: 32%
  • Sapatos/carteira/cinto/bolsas: 27%
  • Perfumaria/cosméticos: 17,1%
  • Chocolates/bombons: 8,4%
  • Celular/smartphone/tablet: 6%
  • Jóias/relógios: 5,5%
  • Eletrodomésticos: 4,1%
  • Livros: 4%
  • Cesta natalina: 3,9%
  • Bebidas (vinho, champanhe, whisky e etc): 3%
  • Artigos esportivos: 2,5%
  • Eletroportáteis: 2,3%
  • Mochilas: 1,3%
  • Móveis/artigos de decoração: 0,8%
  • Computador/notebook: 0,5%
  • Aparelho de imagem e som (TV, DVD): 0,5%
  • Patins/patinete/skate/bicicleta: 0,2%

    o Ceará no g1

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET