Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Esculturas na Praça General Tibúrcio. — Foto: Eliezer Rodrigues/Arquivo Pessoal
As esculturas históricas da Praça General Tibúrcio, também conhecida como Praça dos Leões, em Fortaleza, serão restauradas. Segundo a Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), as esculturas estão passando por um processo de restauro.
A pasta assegurou que assim como a escultura “Criança com Golfinho”, a estátua da escritora Rachel de Queiroz, o monumento do General Tibúrcio, as esculturas dos leões e leoas, entre outros, serão restaurados e recolocados até o mês de novembro.
O jornalista e escritor, Eliezer Rodrigues, denunciou o estado de abandono da praça e de seus monumentos.
“Hoje, estive na Praça dos Leões, com o objetivo de revisitar a pequena e graciosa cópia da escultura “Criança com golfinho”– “Enfant au dauphin”, peça original do escultor francês Mathurin Moreau. Fui pego de surpresa: a peça desapareceu, arrancada do lugar. Escafedeu”, afirmou.
Eliezer Rodrigues alertou ainda que a peça “Criança com golfinho” estava vandalizada e com parte da peça danificada.
A estátua “Criança com golfinho” foi adquirida da fundição parisiense Val d’Osne há mais de 100 anos, juntamente com outras peças francesas para ornamentar o Passeio Público e a Praça José de Alencar.
O que existe na Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões)
Estátua do General Tibúrcio, na Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza. — Foto: Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares
A Praça General Tibúrcio homenageia o combatente da Guerra do Paraguai de Viçosa do Ceará General Antônio Tibúrcio de Souza. A praça é centenária e possui várias peças arquitetônicas e estilísticas representados pelo período da Art Nouveau (1890 a 1920).
Na praça há um monumento em homenagem ao General Tibúrcio, datado de 1888. Ela é a primeira estátua instalada na capital e tem 2,50 metros de pedestal e dois metros de escultura em ferro.
LEIA MAIS:
Na Praça dos Leões existem ainda uma histórica escadaria com leões e leoas, além de um jardim com árvores como macaúba, flamboyant, mungubeira e fícus benjamin.
Ainda na praça, há uma estátua da escritora cearense Rachel de Queiroz que permanece por muito tempo sem os óculos. Desde a inauguração da estátua em 2005, o objeto já foi arrancado várias vezes.
Por g1 CE