O Estado do Ceará será representado por cinco atletas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Os representantes cearenses na capital japonesa representarão o Brasil no atletismo, na bocha, no tênis de mesa e na natação.
O país será representado, ao todo, por 260 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 164 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 434 pessoas. O Brasil só não possui representantes no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.
ATLETAS CEARENSES CONFIRMADOS PARA AS PARALIMPÍADAS DE TÓQUIO
- Francisco Jefferson de Lima (Atletismo)
- Eriton de Aquino Nascimento (Atletismo)
- Maciel de Souza Santos (Bocha)
- David Andrade de Freitas (Tênis de Mesa)
- Edênia Nogueira Garcia (Natação)
PROMESSAS DE MEDALHAS
A tetracampeã mundial nos 50m costas e três vezes medalhista nas paralimpíadas, Edênia Nogueira Garcia, natural de Crato, no Ceará, é uma das principais concorrentes na modalidade. A brasileira conquistou o Campeonato Mundial dos 50m costas, em Londres, e o ouro no parapan-americana, em Lima, em 2019.
Quem também pode medalhar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio é o crateuense Maciel de Souza Santos. O atleta conquistou medalha de ouro no individual e prata por equipes nos Jogos Parapan-Americanos, em Lima-2019, na bocha. Nas paralimpíadas de Londres, em 2012, o cearense conquistou medalha de ouro.
ABERTURA DOS JOGOS PARALÍMPICOS DE TÓQUIO
Na próxima segunda-feira (23), a capital japonesa será palco da abertura oficial das paralimpíadas. O evento está marcado para às 08h (horário de Brasília) e terá transmissão do Grupo Globo (SporTV e Globoplay).
O maior evento paralímpico do mundo reunirá 22 modalidades (confira) na edição de Tóquio. A paralímpiada terá duração de 14 dias, finalizando a edição 2020 – adiada por conta da pandemia da Covid-19 – no dia 05 de setembro.
DIÁRIO DO NORDESTE