Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Estátua de Benigna será reconstruída por falta de semelhança com a mártir católica — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Desde que foi inaugurada em agosto de 2024, na cidade de Santana do Cariri, devotos da menina Benigna não poupam críticas à estátua em homenagem à mártir católica. Os comentários são de que não há nenhuma semelhança entre o monumento e a imagem mais conhecida da garota de 13 anos, que parece ter feições adultas.
Benigna foi brutalmente assassinada com golpes de facão por um homem que tentou estuprá-la, em 1941. Vários católicos do interior do Ceará passaram a adorá-la como santa popular por morrer em defesa da própria castidade. Em 2022, o Vaticano a reconheceu como beata.
Devido aos milhares de devotos espalhados pelo estado, o Governo do Ceará destinou R$ 15 milhões para a construção da estátua e do espaço dedicado a ela. No entanto, quando ainda estava em construção, antes de a cabeça ser erguida, os fiéis questionaram o gosto duvidoso do monumento.
Nove meses após a conclusão, o governador Elmano de Freitas anunciou, nesta semana, que a estátua será reconstruída para ter um rosto mais parecido com o da criança.
Segundo o relato de pessoas que conviveram com Benigna, ela era uma menina simples, sem vaidades, muito estudiosa e com muita fé em Deus.
“Ela se relacionava bem com todos, era gentil, muito educada, não usava palavrões e se ocupava responsavelmente com os estudos. Nela, se destacava a simplicidade e a prudência. Sua fama de santidade e martírio é justa”, conta Raimundo Alves Feitosa, de 98 anos, que conviveu com a mártir. Ele foi uma das testemunhas que deram depoimento ao Vaticano no processo de beatificação.
Benigna nasceu em 15 de outubro de 1928 no Sítio Oiti, em Santana do Cariri. Atualmente, os devotos de Benigna reivindicam que ela seja considerada santa pela Igreja Católica.
Por Redação g1 CE