Suspeito de comandar facção no Ceará e comparsas morrem em confronto com forças de segurança na Bahia. — Foto: Divulgação/SSP-BA
Evaldo Batista Ferreira, conhecido como “Evaldo Coragem”, estava na lista de criminosos mais procurados do Ceará, e a Secretaria da Segurança estadual oferecia R$ 8 mil por informações que ajudassem na prisão dele. Evaldo morreu, nesta quinta-feira, após confronto com policiais em Juazeiro, na Bahia.
Ele era suspeito de integrar, com papel de liderança, uma organização criminosa de origem paulista, que comandava o tráfico em uma parte da região norte do Ceará, especialmente em Sobral e municípios vizinhos.
LEIA TAMBÉM:
“A atuação dele no presente momento, na nossa investigação, era com relação à participação em uma organização criminosa, inclusive realizando atos de liderança nessa organização”, disse Paulo Renato de Almeida, delegado da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco).
Evaldo e outros dois homens foram localizados em uma fazenda na zona rural de Juazeiro, município localizado a 502 km da capital Salvador. Os três reagiram à prisão, atirando contra os policiais. No confronto, os três suspeitos morreram. No local, foram apreendidas duas espingardas e uma pistola 9mm, e cerca de R$ 30 mil em espécie.
Armas e dinheiro foram apreendidos no local onde os suspeitos foram encontrados; — Foto: Divulgação/SSP-BA
Ele tinha passagem por roubo a instituição financeira, homicídio doloso e latrocínio. “A gente não descarta que ele estar em Juazeiro da Bahia poderia ser um ato preparatório para algum tipo de investida em instituição financeira”, disse o delegado.
Evaldo fazia parte de um grupo familiar suspeito de envolvimento em crimes na região. Um irmão dele, identificado como “Eraldo Coragem” foi preso anteriormente, mas responde em liberdade atualmente; o outro, “Marquim Coragem”, está preso desde 2021. Este também integrou a lista de mais procurados do Ceará.
“Eles historicamente se envolveram em crimes de tráficos de droga, assaltos a bancos e, atualmente, eles estavam coordenando as ações dessa organização criminosa nessa região de Sobral e municípios vizinhos”, comentou o delegado Paulo Renato.
Por g1 CE