Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Glêdson Bezerra (Podemos), prefeito reeleito de Juazeiro do Norte, no Ceará. — Foto: Divulgação
Pela primeira vez na história de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, um prefeito é reeleito com voto popular. Glêdson Bezerra (Podemos), aos 43 anos, superou até mesmo o Padre Cícero, que segundo o historiador Geraldo Menezes Barbosa, teria administrado o município por diversos mandatos, mas só o último teria sido por eleição.
“Padre Cícero Romão Batista ocupou por diversas vezes o cargo de prefeito de Juazeiro do Norte, entre 1911 e 1927, em diversos mandatos. Ele foi testado, exclusivamente, uma única vez em eleição direta, portanto, com votação”, disse o historiador.
Padre Cícero Romão (ao centro, de bata preta), foi prefeito mais de uma vez de Juazeiro do Norte, sendo apenas uma por votação popular. — Foto: Acervo/Renato Casemiro
Maior município da região do Cariri, Juazeiro do Norte é o terceiro colégio eleitoral do estado, com 198.744 eleitores. A cidade também concentra a maior população e desenvolvimento econômico do interior sul cearense.
Glêdson Bezerra foi reeleito em 2024 com 83.514 votos (53,23%). Em 2020, ele foi eleito prefeito de Juazeiro do Norte com 50.715 votos, o que correspondeu a 38,18% dos votos válidos.
Glêdson é graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Foi vereador por três mandatos e chegou a assumir a presidência da Câmara de Juazeiro do Norte de 2017 a 2018. Chegou a ser candidato a deputado estadual, mas não se elegeu.
Por Célia Nascimento, g1 CE