Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Moradores de cidades do Ceará ficaram impressionados com luzes vistas no céu nesta quarta-feira (5). As luzes, em sequência e em baixa altitude, levantaram a dúvida sobre o que seriam aqueles objetos não identificados.
Um dos registros enviados ao g1 são de moradores de Ipueiras e Boa Viagem, na Região da Ibiapaba e Centro-Sul.
Na verdade, as luzes vistas são de satélites artificiais que formam a “Starlink”, em órbita da Terra desde 2019. Devido às boas condições meteorológicas, eles podem ser vistos pelos cearenses. O projeto pretende levar internet rápida e de qualidade para todo o planeta via satélite.
Mas eles podem ser vistos novamente de tempos em tempos. Há uma ferramenta onde é possível saber quando os satélites Starlink estarão visíveis novamente. A plataforma “Find Starlink” mostra os dias e horários onde eles estarão visíveis conforme a região do planeta.
“Por volta das 18h40min, um agricultor da localidade de Lagoa do Arroz, Ipueiras, avistou várias luzes piscantes no céu. As mesmas se seguiam e depois de um certo tempo desapareceram”, informou o Corpo de Bombeiros sobre os relatos das luzes no céu.
“Olha o que passou por aqui! O trem satélite, muito lindo”, afirmou a moradora Vanessa Martins de Hidrolândia.
Moradora Vanessa Martins de Hidrolândia fez o registro dos satélites: “Muito lindo”. — Foto: Vanessa Martins
Starlink opera em órbita baixa — Foto: Pesquisa BBC
O projeto Starlink foi idealizado em 2015 pelo empresário Elon Musk e é administrado pela empresa aeroespacial SpaceX. Objetivo é fornecer cobertura global de internet para todo o mundo, especialmente para as regiões que possuem fraca conectividade por banda larga.
LEIA MAIS:
Para isso, o programa pretende usar uma rede de milhares de satélites, formando uma constelação de pelo menos 12 mil unidades em órbita. O programa teve autorização da Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos (FCC) para começar a operar em 2018.
Os primeiros satélites foram colocados em órbita em 2019. Atualmente já são mais de mil satélites no espaço.
Devido às boas condições meteorológicas os satélites podem ser vistos por alguns moradores de cidades do Ceará. — Foto: Reprodução
‘Constelação’ de satélites ocupará órbita terrestre baixa e ficará bem mais próxima da Terra que os satélites geoestacionários — Foto: Kayan Albertin/g1
Por Gioras Xerez, g1 CE