Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Fortaleza já aplicou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em 309.459 mil pessoas desde o início da campanha de vacinação até a manhã desta terça-feira (18), conforme informado pela secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia, durante transmissão nas redes sociais do boletim de vacinação do município.
Ainda conforme o balanço, 503.825 pessoas receberam a primeira dose de um dos imunizantes contra o novo coronavírus. São usados na cidade os imunizantes da Astrazeneca/Oxford, CoronaVac e Pfizer. Inclusive, novas doses de Astranezeca chegaram ao município nesta terça e um novo lote de Pfizer também está previsto para chegar ainda hoje.
“A dose 1, a chamada D1, nós aplicamos desde o início da campanha até hoje 508.825 doses. E a dose 2, chamada D2, nós aplicamos 309.459 doses, disse Aline Gouveia.
Nesta terça, são vacinados na capital os idosos que vão receber a primeira dose, as pessoas que receberão o reforço da vacina AstraZeneca e profissionais de saúde que perderam a data do agendamento.
Profissionais da saúde de Fortaleza que perderam a data para vacinação estão sendo vacinados nesta terça-feira (18), no salão Taíba do Centro de Eventos, até as 17h.
Segundo a secretária adjunta, a nova oportunidade ao grupo serve para quem não compareceu ao dia marcado para a primeira dose ou para a segunda dose.
Para ser vacinado, é preciso levar a comprovação do agendamento prévio, documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e documento comprobatório de efetivo exercício da profissão em Fortaleza de forma impressa.
Por meio de ofício, o Ministério da Saúde definiu quem pode integrar o grupo de profissionais da saúde que tem direito à vacinação. Desta forma, são autorizados no momento aqueles que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde.
Profissionais de estabelecimentos como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias e drogarias estão incluídos dentre os podem se vacinar.
Trabalhadores de outros segmentos de interesse à saúde, por sua vez, não devem tomar a vacina contra a Covid no momento enquadrados nesse grupo. Exemplos de estabelecimentos são academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal.
A lista com outros grupos a serem vacinados nesta terça vai ser divulgada posteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde.