Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Número de assaltos a ônibus volta a crescer em Fortaleza e já supera o total de 2023

São 261 registros na capital em 2024, número que supera os últimos quatro anos.

Só nos primeiros seis meses deste ano foram registrados 261 assaltos a ônibus de Fortaleza. A quantidade de ocorrências já supera o total de 2023, quando em todo o ano totalizou 101 assaltos. Os dados são doSindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Segundo o Sindiônibus, o mês de janeiro foi o mais preocupante, com 71 ocorrências.

Nos anos de 2020 a 2023 os registros totais foram menores. Houve um pico em Fortaleza no de 2017 com 2.390 assaltos em todo o ano. O gerente de operações do Sindiônibus, João Luiz de Souza, explica que para diminuir os crimes foi necessário realizar mudança no interior dos coletivos, como, por exemplo, a retirada dos trocadores.

“Tomamos a decisão de retirar o dinheiro do ônibus. Levamos um ano e meio para fazer essa transição, esse processo. Aí só então conseguimos derrubar mais de 2 mil assaltos por ano para números bem baixos como 100 assaltos como teve em 2023. Toda nossa frota é acompanhada por GPS para acompanhar os veículos em tempo real”, disse.

Assaltos a ônibus Fortaleza

2024 (janeiro a junho) 2020 2021 2022 2023
261 176 162 229 101

A Guarda Municipal de Fortaleza informou que conta com agentes distribuídos no entorno e dentro dos sete terminais da capital.

O órgão disse também que de janeiro a junho deste ano já realizou mais de 360 ações, além de quase 90 prisões e conduções às delegacias. O órgão disse ainda que faz abordagens preventivas em estações e paradas de ônibus.

Morte de passageiro

Assaltante e passageiros entram em luta corporal e caem de viaduto em Fortaleza — Foto: Reprodução

Assaltante e passageiros entram em luta corporal e caem de viaduto em Fortaleza — Foto: Reprodução

Em abril deste ano, o passageiro João Evangelista da Silva, de 24 anos, morreu após entrar em luta corporal com um ladrão, em um ônibus na Avenida Aguanambi, no Bairro de Fátima.

g1 apurou na época que o assaltante, Carlos Eduardo Ferreira Moreira, de 25 anos, armado com uma faca anunciou o assalto dentro do coletivo. Durante a ação, um passageiro reagiu e os dois entraram em luta corporal. Enquanto isso, o veículo continuou trafegando.

Quando o ônibus estava sobre o viaduto, a porta do coletivo foi aberta e os dois homens caíram até o chão, uma altura de cerca de 13 metros.

LEIA MAIS:

Antes da queda, o jovem havia sido atingido com golpes de faca. Já o assaltante foi socorrido para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), com uma fratura exposta no cotovelo direito.

Carlos Eduardo tem antecedentes criminais por roubo e já havia sido preso em abril do ano passado, após ser flagrado roubando um celular e uma bicicleta de uma pessoa usando uma arma de fogo falsa. À época, ele passou por uma audiência de custódia e teve a liberdade concedida mediante o uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o suspeito foi indiciado por latrocínio.

Por g1 CE

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET