Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Prefeito de Crateús e secretários são afastados por suspeita de irregularidades em contratos, no Ceará

Nas redes sociais, o gestor criticou o processo e afirmou que ele tem motivação política.

Prefeito de Crateús, Marcelo Ferreira Machado, foi eleito em 2016 e reeleito em 2020 — Foto: Reprodução

Prefeito de Crateús, Marcelo Ferreira Machado, foi eleito em 2016 e reeleito em 2020 — Foto: Reprodução

O prefeito de Crateús, Marcelo Ferreira Machado (Solidariedade) e dois secretários municipais foram afastados dos seus cargos nesta quinta-feira (16) por suspeita de corrupção. Além de Marcelo, foram afastados o secretário de Infraestrutura, José Airton Felipe Timbó, e o secretário de Comunicação e Relações Públicas, Francisco Enivaldo de Sousa Sampaio.

O afastamento ocorreu após uma operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) que investiga irregularidades na contratação de serviços de publicidade e locação de máquinas pesadas pela prefeitura do município de 76 mil habitantes.

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura, em residências e sedes de empresas. Além de afastar Marcelo e seus dois secretários por 180 dias, o Tribunal de Justiça quebrou os sigilos bancários e fiscal dos três.

Eleito prefeito em 2016, Marcelo Machado foi reeleito em 2020 e está na reta final do mandato. Nas redes sociais, o gestor criticou o processo e afirmou que ele tem motivação política.

“Nós estamos respondendo injustamente, considero que temos como provar isso. Estamos sofrendo um ataque, não contra mim, mas pra população de Crateús”, afirmou.

Em fevereiro deste ano, o MPCE emitiu uma recomendação para que Marcelo retirasse um outdoor, pago com recursos do município, que fazia promoção pessoal do prefeito. O outdoor mostrava uma foto do gestor com a frase “Prefeito Marcelo Faz”, o que, de acordo com o MP, “viola as diretrizes constitucionais de publicidade institucional”.

Em 10 de maio, o órgão voltou a fazer uma recomendação à Prefeitura de Crateús, desta vez para que a gestão municipal se abstivesse de promover candidatos às eleições de 2024 durante eventos festivos da prefeitura ou em programas sociais custeados com recursos municipais. De acordo com o MP, este tipo de promoção poderia caracterizar abuso de poder econômico ou político.

Vice-prefeito, rompido com prefeito, assume gestão

Com o afastamento de Marcelo, o vice-prefeito, conhecido como Dr. Nenzé Bezerra (PSB), vai assumir a prefeitura. Na quinta-feira (15), antes da operação do Ministério Público, Nenzé foi às redes sociais para rebater boatos de que ele teria feito uma denúncia contra o prefeito.

“Eu nunca denunciei o Marcelo, nunca fiz qualquer movimento para tirá-lo da Prefeitura de Crateús. Se o Marcelo tem algum problema, ele que vá resolver juntamente com o Ministério Público”, afirmou.

Nenzé e Marcelo romperam politicamente em abril deste ano, quando o vice declarou apoio a uma eventual candidatura da senadora em exercício Janaína Farias (PT) à prefeitura de Crateús. Janaína é a segunda suplente do senador Camilo Santana, que atualmente exerce o cargo de Ministro da Educação.

Janaína tomou posse como senadora em abril deste ano após Augusta Brito (PT), que é a primeira suplente de Camilo e estava no exercício do cargo de senadora, se licenciar do Senado para assumir a secretaria de Articulação Política do Governo do Ceará.

Se concorrer, de fato, à Prefeitura de Crateús, Janaína deve enfrentar Michell Bezerra (PL), pré-candidato que tem o apoio de Marcelo Machado.

Por g1 CE

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET