Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os professores de Fortaleza vão receber um aumento salarial de 33,24%, conforme o reajuste do piso definido pelo Governo Federal. O prefeito da capital cearense José Sarto (PDT) anunciou a concessão nesta quinta-feira (27). Além dos 11% que já haviam sido concedidos pelo Município para este ano, haverá o incremento de 22,24%, para totalizar o reajuste de 33,24%.
Sarto informou que o projeto de lei com a determinação do aumento será enviado à Câmara Municipal, para discussão entre os vereadores de Fortaleza, na próxima semana.
Em 2021, a Prefeitura já havia anunciado reajuste de 11% para todo o funcionalismo público, e com a definição do aumento de 33,24% para os profissionais da educação, a diferença passa a ser de 22,24%. O ajuste começa a constar na folha de pagamento a partir do mês de março, incluindo valores retroativos a janeiro, estima o governo municipal.
“Esses 22,24% significam R$ 278 milhões a mais na folha anual que estamos, legitimamente e merecidamente, investindo na educação de Fortaleza. Acrescentando o valor anterior de 11%, vamos ter um impacto de R$ 421 milhões. Temos uma saúde fiscal que permite esse aumento responsável e vamos pagar aos professores os 33,24%”, disse o prefeito de Fortaleza.
A secretária de Educação, Dalila Saldanha, explica que o processo é possível por meio das verbas específicas da educação, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), e a partir disso, municípios e estados se adequam aos planos de cargos e carreiras.
“Com esta iniciativa, que é uma concessão merecida e justa ao grupo do magistério, a gente busca cumprir com toda a legislação em torno do piso nacional da categoria. Também buscamos garantir as condições de trabalho do professor. A Prefeitura tem reformado e construído escolas e tem investido na formação dos professores. Um exemplo recente é a abertura de mil vagas para mestrado e doutorado. Tudo isso faz parte do programa de valorização que a Prefeitura vem investindo e ampliando para esses profissionais”, detalhou Dalila.