Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
VLT de Sobral colidiu com uma caminhonete que estava parada sob os trilhos, na rotatória que leva à cidade de Massapê — Foto: Reprodução
Sobral é a primeira cidade do Ceará com mais acidentes envolvendo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Entre 2016 e 2021 foram registradas 249 colisões em todo o estado. A cidade da Região Norte registrou 110 acidentes. Os dados são da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).
De acordo com o Metrofor, são realizadas 84 viagens por dia e, devido à quantidade de passagens de nível no município, há acidentes.
LEIA MAIS:
Após Sobral, a Linha Oeste de Fortaleza registrou 54 acidentes; e a Linha Parangaba-Mucuripe , 12; totalizando 66 ocorrências na capital. Já o VLT do Cariri tem o menor número de incidentes. Em seis anos, foram computados 25 casos.
As principais ocorrências nas cidades são colisões, com 79% dos casos, 12% falhas operacionais e vandalismo; outros 9% são atropelamentos.
Total de acidentes no estado 249 colisões
VLT-Sobral | Linha Oeste de Fortaleza | VLT Cariri | Linha Parangaba-Mucuripe |
110 | 54 | 25 | 12 |
Uma das queixas mais constantes de condutores após acidentes com trens é sobre a sinalização das vias, que não deve ser apenas visual – com instalação de cancelas, placa se símbolos no asfalto –, mas também sonora.
De acordo com o Metrofor, todos os cruzamentos de vias férreas com ruas e avenidas do Ceará contam com esses recursos, incluindo a “cruz de Santo André” e as inscrições “Pare, olhe e escute”; mantidos periodicamente “para garantir o funcionamento correto”.
Segundo o Metrofor, praticamente na totalidade dos casos de abalroamento (quando carros invadem a via férrea), havia sinalização operante, visualizada pelas câmeras de monitoramento. O órgão destaca que é importante os motoristas prestarem atenção nas passagens de nível para se evitar colisões com trens.
Carro avançou passagem de nível e foi atingido por VLT em Fortaleza. — Foto: Reprodução
o Ceará no g1