Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Caron, informou que a Polícia Civil investiga como um adolescente de 15 anos teve acesso à arma utilizada para ferir três colegas de escola em Sobral, no Ceará, nesta terça-feira (5). A arma está registrada a um Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), e a ligação do responsável com o adolescente ainda não foi detalhada.
O aluno feriu três estudantes de uma escola estadual, onde ele também estuda. As vítimas e o suspeito cursam o 1º ano do Ensino Médio. Um dos feridos, inclusive, está hospitalizado em estado grave.
“Ele alegou num primeiro momento aos policiais que a arma pertencia ao pai dele, só que essa arma está registrada em nome de um atirador esportivo e dessa forma, tanto o pai do menor apreendido quanto o atirador esportivo foram conduzidos à Polícia Civil em Sobral, uma vez que agora o próximo passo é esclarecer a questão dessa arma”, disse o secretário.
“Como ela foi parar na mão do menor, como ela foi parar na casa do menor, uma vez que ela estava registrada no nome de outra pessoa”, comentou Caron.
O secretário disse ainda que o pai do adolescente possui antecedentes criminais. “Ele tem algumas passagens pela polícia pelo crime de furto, mas o que se apura agora é se outra pessoa, de alguma forma, talvez até pela internet, tenha estimulado o menor. Mas eu quero deixar claro: até o momento não há nenhum indicativo de que outra pessoa tenha estimulado, induzido a prática do crime”, reforçou Caron.
“Tanto o pai do adolescente apreendido quanto o atirador esportivo foram conduzidos à Polícia Civil em Sobral para que agora a gente investigue como essa arma foi parar na casa do menor, como o menor acabou tendo acesso a essa arma”, complementou.
“Também a Polícia Civil realizou a apreensão dos computadores e equipamentos de mídia usados pelo adolescente para identificar se outra pessoa de alguma forma estimulou que ele fizesse isso. Ou seja, a investigação segue para apurar eventualidades de outras pessoas que tenham estimulado a prática desse crime e também em relação a essa arma, como ela foi parar na mão do adolescente”.
Aluno sendo socorrido após ser baleado por colega em escola de Sobral, no interior do Ceará — Foto: Reprodução
O atirador, de 15 anos, estuda na mesma sala de aula das três vítimas, onde cursam o 1º ano do Ensino Médio. O aluno havia ido para a aula no horário normal, levando livros e material escolar. O vigilante da escola não percebeu que ele estava com arma escondida sob o uniforme escolar. Por volta das 10h, ele fez os disparos que atingiu os colegas de sala.
A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) lamentou o ocorrido e informou a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 6, responsável pela região, adotou imediatamente as providências necessárias para socorro das vítimas e acionamento do trabalho policial.
“Os três alunos foram levados para atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Sobral e seus familiares estão sendo acolhidos pela equipe da Coordenadoria Regional, que inclui assistente social e psicóloga”, disse a Seduc.
Ainda conforme a Secretaria, a pasta tem reforçado, constantemente, ações visando a segurança do ambiente escolar, tanto em termos físicos quanto psicológicos. Além disso, a secretária da Educação, Eliana Estrela, está se deslocando para Sobral para acompanhar a situação e prestar o apoio necessário.
O aluno havia ido para a aula no horário normal, levando livros e material escolar. O vigilante da escola não percebeu que ele estava com arma escondida sob o uniforme escolar. Por volta das 10h, ele fez os disparos que atingiu os colegas de sala.
Policiais capturaram o aluno que disparou contra três colegas em escola de Sobral — Foto: Reprodução
Segundo o comandante do Raio (grupo especial da Polícia Militar do Ceará), o atirador alegou à polícia que sofria bullying, e por esse motivo ele atirou contra os três colegas na escola. A versão foi reforçada pelo secretário Sandro Caron.
“Prontamente as equipes do Raio conseguiram realizar a detenção do aluno na residência dele, com a pistola utilizada no crime”, disse o policial.
Em postagem nas redes sociais, a governadora Izolda Cela informou que recebeu, com tristeza e preocupação, a notícia do ocorrido na escola.
“Determinei resposta rápida das nossas forças de segurança, inclusive sobre a origem da arma utilizada no crime. A Secretaria da Educação do Estado está também dando suporte necessário à comunidade escolar e às famílias. Seguimos em oração pela plena recuperação dos nossos alunos”, disse Izolda.
o Ceará no g1