O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciará nesta quinta-feira (19) os julgamentos das duas ações de autoria do ex-presidente Jair Bolsonaro e da coligação “Pelo Bem do Brasil”. A Corte investigará se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice Geraldo Alckmin cometeram abusos nos setores econômicos, comunicativos e eleitorais durante as eleições de 2022.
A coligação afirmou que a empresa Google favorecia o atual presidente, no decorrer do período eleitoral, ao responderem em favor do petista em pesquisas como “Lula Triplex”, “Lula corrupção PT” e “Lula condenação”. Outro ponto requisitado pelos autores é a investigação sobre a promoção de “notícias fraudulentas” e omissão de informações do eleitorado praticadas por Lula e Alckmin. O grupo, enfim, também solicita que a Corte averigue se houve uma parceria entre setores da mídia e o eleitorado do petista
Primordialmente, o julgamento deveria ter sido realizado na terça-feira (17), porém foi adiado pela Corte. Para a coligação, os eventos que serão investigados pelo TSE exerceram um poder persecutório ao ex-presidente no período eleitoral. Ainda na terça-feira, a Corte rejeitou 3 condenações de abuso de poder político contra Bolsonaro e Braga Netto.