Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +558899937-8797

Policiais reforçam segurança em paradas de ônibus de Fortaleza após aumento no número de assaltos

Cerca de 120 pontos serão contemplados com o policiamento de 200 agentes.

Mais de 200 policiais militares reforçam o policiamento nas paradas de ônibus de Fortaleza, a partir desta quinta-feira (4). Cerca de 120 pontos serão contemplados com o policiamento no início da manhã e no início da noite.

O reforço acontece após o aumento no número de assaltos a coletivos na capital, que só nos primeiros seis meses deste ano teve 261 crimes registrados. A quantidade de ocorrências já supera o total de 2023, quando em todo o ano totalizou 101 assaltos.

A iniciativa faz parte do Programa Segurança no Ponto, lançado em março deste ano, que já conta com 180 paradas de ônibus com a segurança reforçada. Com o novo reforço, chega a 300 paradas contempladas.

Paradas de ônibus de Fortaleza terão segurança reforçada com a presença de mais de 200 policiais militares. — Foto: Isaac Macêdo/ SVM

Paradas de ônibus de Fortaleza terão segurança reforçada com a presença de mais de 200 policiais militares. — Foto: Isaac Macêdo/ SVM

De acordo com o secretário da Segurança, Roberto Sá, para reforçar o policiamento nas áreas determinadas, serão utilizados patrulhamento em motos e bicicletas e policiamento em viaturas nos períodos de maior movimentação.

“Estamos lançando mais 220 policiais para o reforço desse programa Ponto Seguro, no sentido de levar segurança para a nossa população, que sai tão cedo de casa para o trabalho. […] Nós temos a flexibilidade de através das estatísticas criminais perceber o deslocamento da mancha criminal e rapidamente alocar os agentes nessa modalidade de policiamento a pé, de bicicleta, de motocicleta, de viatura para irem em outros lugares e horários que o crime teima em continuar acontecendo”, falou o secretário Roberto Sá.

Conforme o coronel Klênio Sávyo, comandante-geral da Polícia Militar, os locais escolhidos para receber o reforço da PM serão definidos de acordo com as estatísticas da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e do Sindionibus.

“Atuamos por meio de viaturas, agora com homens a pé também, motocicletas, para que cada vez mais a gente tenha mobilidade ao maior número de paradas de ônibus para levar segurança. Logicamente que as paradas são orientadas pelos dados da Supesp, como pelos dados do Sinionibus. A gente faz uma junção e estabelece as paradas mais prioritárias”, afirmou o coronel Klênio Sávyo.

Sensação de segurança e ampliação para a Grande Fortaleza

Policiais irão atuar em pontos estratégicos para coibir crimes em paradas de ônibus da capital. — Foto: Isaac Macêdo/ SVM

Policiais irão atuar em pontos estratégicos para coibir crimes em paradas de ônibus da capital. — Foto: Isaac Macêdo/ SVM

Para o governador Elmano de Freitas, o reforço no policiamento irá proporcionar segurança a população.

“Que o cidadão saia de casa com tranquilidade, fique na parada de ônibus tranquilo, porque está lá a presença da polícia. Se encontrada alguma coisa, a Polícia Civil vai investigar e nós vamos prender essas pessoas. O importante é estarmos atento a garantir que nas paradas de ônibus, de manhã cedo e à noite, quando a pessoa está voltando do trabalho para casa, ela faça esse percurso de ida de volta para o trabalho com tranquilidade, sabendo que o estado está agindo”, disse Elmano de Freitas.

Ainda segundo o governador, existe a possibilidade do Programa Segurança no Ponto ser ampliado para cidades da Região Metropolitana.

“Trabalhamos onde temos mais utilização do transporte público. O que nós imaginamos é que podemos ampliar para a Região Metropolitana na medida que vai ingressando mais policiais. […] Grande parte do novo contingente será para a Região Metropolitana de Fortaleza, o que nos permitirá aumentar o número de viaturas podendo fazer todo esse trabalho nas paradas da Região Metropolitana da capital”, afirmou o governador.

Guarda Municipal

Guarda Municipal intensifica abordagens preventivas em paradas de ônibus em Fortaleza. — Foto: Daniel Calvet/ Sesec

Guarda Municipal intensifica abordagens preventivas em paradas de ônibus em Fortaleza. — Foto: Daniel Calvet/ Sesec

Além da Polícia Militar, o reforço na segurança nas paradas também conta com ações da Guarda Municipal, com 384 agentes.

Desde o início da operação, no dia 13 de junho, a Guarda Municipal realizou abordagem em mais de 320 veículos e pontos de embarque do transporte público municipal, realizando revistas preventivas em cerca de 6.400 pessoas.

As ações ocorreram em várias ruas e avenidas de grande fluxo de passageiros na cidade, incluindo as avenidas Aguanambi, 13 de Maio, Leste-Oeste, Oliveira Paiva, Paulino Rocha, Borges de Melo, além dos BRTs do Bairro de Fátima e da Aguanambi.

A localização das blitzes foi definida com base em dados e relatórios fornecidos pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), que identificaram os pontos de ônibus e coletivos com maior incidência de riscos de assaltos na cidade.

“Nós estamos fazendo esse trabalho através de blitz, conversando com os usuários, assim como os profissionais que dirigem esses ônibus. Sensibilizando a população que esse é um trabalho preventivo que a Prefeitura de Fortaleza, através de sua Guarda, está fazendo o máximo para proteger o cidadão da nossa cidade”, falou Fábio Aquino, diretor-geral da Guarda Municipal de Fortaleza.

Por g1 CE

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

ÚLTIMAS DE IPU E REGIÃO

MB SRTEAM

RÁDIOSNET